Regulamento - Regulatio

REGULAMENTO DO FESTIVAL 2016/17 DISPONÍVEL NO SITE www.brasiliaphotoshow.com.br. Inscreva-se gratuitamente. Boa sorte!

39 comentários:

  1. Por que não pode constar o nome de quem tirou a foto, num canto discreto da foto ?
    meu email é : dulcechristovao@hotmal.com ou dchristovao@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Dulce, se você quiser mandar com nome pode ser. A foto será exibida, mas não terá validade para efeito de premiação, pois não poderá ser impressa no livro dessa forma. Quando publicamos para apreciação no Facebook, o nome do autor fica bem claro logo no início da postagem. Assim, não há dúvidas sobre de quem é a foto. Qualquer coisa, estamos por aqui. Abs., Edu Vergara, Coordenador do Festival.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde.
    uma dúvida: a foto pode ser em preto e branco?

    ResponderExcluir
  4. A foto pode ser editada e no formato do instagram?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode, mas é preciso tomar cuidado com o tamanho da foto, pois a utilização de efeitos costuma diminuir o tamanho da imagem.

      Excluir
  5. Tenho uma Canon T5i, e minhas fotos foram todas realizadas com ela. Pode ser ?

    ResponderExcluir
  6. Sim. Você pode transferir seu arquivo para um computador por meio de cabo USB e depois transmitir via e-mail.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. olah, Naoum entendi bem aonde descrever a foto, mas estarei enviando a descrição da mesma no nome do arquivo da foto em jpg. ? certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Éverton,

      Você pode descrever no corpo da mensagem no e-mail em que enviar as fotos. O importante é nós não termos dúvidas sobre qual descrição se refere a determinado arquivo.

      Abs.

      Excluir
  9. Boa tarde Vergara , estarei procurando algumas fotos para enviar
    boa iniciativa , a Fotografia de Brasília e do Brasil agradece !

    ResponderExcluir
  10. Qual o endereço para enviar o email com as fotos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Walter, para efetivar a sua inscrição gratuita envie até 4 fotografias, (min. 200k para exibição no Facebook e entre 1,5 megapixel e 24,5 megaspixels para avaliação final), para festival.dadosdafoto@gmail.com junto com os seguintes dados:
      1) Nome, endereço, telefone e data de nascimento do Autor
      2) Nome, legenda e local da foto
      3) Nome e modelo da câmera digital ou smartphone utilizados para realizar a foto
      4) Diga expressamente no e-mail que leu e concorda com o regulamento do festival: http://brasiliaphotoshow.blogspot.com.br/p/inscricoes_3.html
      5) Confirme que todos os dados fornecidos neste e-mail são verdadeiros

      Lembrete: A imagem não pode conter marca d'água, copyright, nome ou data.

      Abs.

      Excluir
  11. Existe dimensões estabelecidas para as fotos ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rogério,

      Para exibição na internet min. 200k e entre 1,5 megapixel e 24,5 megapixels para avaliação final.

      Abs.

      Excluir
  12. Olá Rogério,

    Para exibição na internet min. 200k e entre 1,5 megapixel e 24,5 megapixels para avaliação final.

    Abs.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia, eu tenho algumas duvidas.
    A inscrição. A descrição do arquivo digital devera ser feita no corpo do e-mail ou em outro arquivo?
    Sobre o critério de seleção. Só serão selecionadas fotografias que terá mais visualizações e curtidas? Vai ter outro método de seleção?
    A premiação. Os autores selecionados para participar do livro, ganharam um exemplar do livro de graça?

    Aguardo resposta, Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Danielle,

      A descrição do arquivo no corpo do e-mail é melhor.

      Sobre a seleção são várias etapas. A primeira é o crivo da equipe de recepção que valida ou não a foto para postagem. Depois disso as fotos são separadas aleatoriamente a fim de criar variedade para o expectador e não cansá-lo com o mesmo autor. Só em casos específicos fazemos uma sequência autoral. Depois são verificados o alcance da foto e as curtidas que ela ganhou (isso não é determinante, apenas orienta melhor o juri). Depois as fotos selecionadas são encaminhadas aos curadores que vão determinar os vencedores. Só aí é que as 300 fotografias vencedoras serão reveladas.

      Sobre a premiação, o livro não sai de graça pois o seu custo é altíssimo. O livro será gratuito para galerias específicas no Brasil e exterior. A ideia é levar ao mercado de arte os novos talentos descobertos no festival. Garantido como prêmio é o que está no regulamento. Existem algumas outras possibilidades de premiação extra que estão emergindo, advindo de empresas com interesse em participar dessa grande festa fotográfica. Mas isso é outra coisa...

      Abs.

      Excluir
  14. Olá Danielle,

    A descrição do arquivo no corpo do e-mail é melhor.

    Sobre a seleção são várias etapas. A primeira é o crivo da equipe de recepção que valida ou não a foto para postagem. Depois disso as fotos são separadas aleatoriamente a fim de criar variedade para o expectador e não cansá-lo com o mesmo autor. Só em casos específicos fazemos uma sequência autoral. Depois são verificados o alcance da foto e as curtidas que ela ganhou (isso não é determinante, apenas orienta melhor o juri). Depois as fotos selecionadas são encaminhadas aos curadores que vão determinar os vencedores. Só aí é que as 300 fotografias vencedoras serão reveladas.

    Sobre a premiação, o livro não sai de graça pois o seu custo é altíssimo. O livro será gratuito para galerias específicas no Brasil e exterior. A ideia é levar ao mercado de arte os novos talentos descobertos no festival. Garantido como prêmio é o que está no regulamento. Existem algumas outras possibilidades de premiação extra que estão emergindo, advindo de empresas com interesse em participar dessa grande festa fotográfica. Mas isso é outra coisa...

    Abs.

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde,
    Envie um foto na segunda-feira dia 8 com o título de golden gate, a mesma não foi postada no site. Gostaria de saber se vale foto panorâmica, pois a mesma foi feita em panorâmica?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Tenho algumas reflexões:

    1) Pagar 60,00 reais por cada envio de fotografia (para ainda concorrer na seleção das imagens...);
    2) As fotografias serão publicadas no facebook onde o alcance e curtidas das fotos na página servirá como uma "orientação" para o juri;
    3) Elaborar um livro de fotografia com 300 fotos do Brasil inteiro e de "novos talentos descobertos no festival" para ser comercializado no Brasil e exterior e não disponibilizar um exemplar do livro para ao menos uma porcentagem dos participantes selecionados com suas fotografias e disponibilizar uma câmera SONY como prêmio principal para UM vencedor de cada categoria (câmera digital convencional e celular) e diploma de "finalista" para os demais? ...

    "A ideia é levar ao mercado de arte os novos talentos descobertos no festival." Que isso fosse feito então! Mas sem cobrança de valores por fotografia, uma vez que, elas ainda concorrerão a seleção e total circulação via internet das obras/fotografias sem marca d'agua onde gera a reprodução e cópia da mesma sem nenhum meio de proteção contra isso.

    Me desculpem, mas isso me é visto como uma forma de querer realizar seus projetos e ideias a custas do talento de outras pessoas e suas respectivas fotografias sem uma contrapartida concreta para os participantes e autores das fotografia.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tamires,

      Desculpe por causar tal mal estar. Leia o regulamento mais atentamente que ele poderá lhe esclarecer melhor.

      1) Até 4 fotografias a inscrição é gratuita e participa quem achar válido, pois a inscrição para o festival - festa de fotografias - é uma escolha livre.

      2) O Facebook é um grande e inovador instrumento para composição do entendimento público sobre as obras postadas. Isso é inegavelmente relevante, já que até agora tivemos pouco mais de 4 milhões de views.

      3) Todas as fotografias inscritas passam por um primeiro processo de seleção e são reduzidas para postagem a fim de dificultar ao máximo o seu uso comercial indevido por terceiros.

      4) Eu, Edu Vergara - www.eduvergara.com.br - coordenador do festival, já tenho inúmeras peças certificadas, comercializadas e com um desempenho considerável em termos de valorização. Realmente não tenho a necessidade de usufruir do talento alheio para sobreviver.

      5) O projeto é de trazer para o Brasil algo diferente e sadio, que possa nos trazer paz de espírito, alegria, surpresas e revelar novos conceitos por olhares diferenciados. A ideia do festival é criar mercado exatamente como fizeram os americanos com enorme sucesso. Estive com vários tutores nos EUA para que eles mostrassem qual o modelo ideal para essa construção. Por isso, estou tentando criar isso aqui.

      6) Existem muitos fotógrafos profissionais que jamais entrarão neste festival. Mas são pessoas que já venceram na fotografia, têm seus talentos reconhecidos por muita gente, ganham bem e não precisam de um projeto que vai dar uma Sony de presente.

      7) Além disso, há um risco de que nada disso dê certo. E aí, não fará o menor sentido o seu mal estar com essa história toda.

      8) Não me queira mal porque nada de mal lhe fiz e de ninguém estou roubando nada. Estar junto requer sempre o consentimentos de todas as partes.

      9) Como este post é público, que estiver se sentindo lesado de alguma forma, por favor nos comunique que retiramos a sua inscrição imediatamente.

      Abraços.

      Excluir
    2. Quem fala o que quer, acaba ouvindo o que não quer!

      Excluir
    3. Quem fala o que quer, acaba ouvindo o que não quer!

      Excluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Olá Eduardo Vergara! Publico aqui o que já postei lá no Facebook e peço que consideres o que estou pedindo:
    1) O regulamento é claro: "A imagem não pode conter qualquer marca
    d'água, copyright, nome ou data.", logo, não é ético e legal que imagens
    contendo este tipo de interferência sejam expostas, contrariando o que foi
    préestabelecido.
    Aliás, nem mesmo a solicitação de originais por parte dos
    organizadores sem as tais interferências a este ou aquele participante
    especifico, o qual não observou as normas regentes antecipadamente do
    certame, na minha interpretação, já pode ser passível de discussão sobre a
    legalidade da publicação do mesmo de forma aberta ao público e colocada,
    a imagem, em votação oficial, sendo este um possível modo de desempate
    ou de motivação à opinião da comissão julgadora, na determinação do
    resultado. Neste ponto, da comunicação do organizador junto a participantes
    que submetem materiais que ferem o regulamento, já está evidenciando
    favorecimento, pois funciona como uma espécie de préanálise
    e,
    consequente, pré julgamento,
    que acaba sendo sujeito à argumentação
    junto ao candidato que feriu o regulamento, sendo que outros leram os itens
    regulados pela organização do evento e tiveram a minúcia de atender às
    exigências dos mesmos. Solicito que revisem todas as fotos publicadas de
    modo adverso ao regulamento e as excluam definitivamente do certame,
    sem direito a reedição da peça/fotografia corrigida, pois, volto a afirmar, isto
    caracterizaria favorecimento aos participantes que não observaram o
    regulamento em vigência.
    2) Quanto às fotos editadas em software de imagem, reconheço que consta
    no regulamento on line que voltei a consultar hoje (20/06/2015 às 9 h e 49
    min.),

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo,

      Nosso objetivo é que talentos como você possam prosperar e não de provocar inconveniência ao desenvolvimento da criatividade de qualquer um dos participantes. As fotos foram postadas porque, naquele momento, não entendemos que estariam prejudicando outro participante a não ser o próprio autor da foto. Entre 1700 inscrições até o momento, você foi quem se posicionou contrário às postagens e a sua interferência será considerada. Todavia, o único objetivo de vetar marcas e nomes nos arquivos das fotos é simplesmente não poluir o livro caso alguma das referidas fotos fosse classificada. Mais uma vez, tudo isso está sendo importante para que possamos ajustar melhor o que queremos com as regras e agradecemos a sua abordagem no sentido de nos aperfeiçoar nesse processo. As nossas ações de retirada das fotos com marcas e nomes acontecerão paulatinamente e com a devida comunicação aos seus autores.

      Abraço.

      Excluir
    2. Olá Marcelo, mais uma vez, obrigado por nos ajudar nos processos do festival. As fotos com marcas e nomes foram retiradas das postagens. Abraços.

      Excluir
  20. Boa tarde Eduardo.

    Em primeiro lugar, parabéns pela iniciativa! São ações como a sua que enriquecem muito a nossa atividade profissional.

    Estou com uma dúvida no que diz respeito aos mails disponíveis: preciso mandar um primeiro mail para o festival.ingresso@gmail.com (item 2.1) e DEPOIS para o festival.dadosdafoto@gmail.com (item 3.1)? Ou posso mandar tudo direto para o festival.dadosdafoto@gmail.com?

    Obrigado pela atenção.

    Elvécio Fernandes.

    ResponderExcluir
  21. Olá Elvécio,

    Obrigado por suas palavras!

    Você pode mandar todos os dados e arquivos para festival.dadosdafoto@gmail.com. O outro e-mail é de instruções de envio para quem acessa o festival por outros canais como o Facebook.

    Obrigado!

    Edu Vergara

    ResponderExcluir
  22. Fotografos profissionais tambem pode participar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas lamentavelmente as inscrições para 2015 estão encerradas. Dia 21 de Abril de 2016 as inscrições estarão novamente abertas para mais um festival. Abs.

      Excluir
  23. Não vi nada sobre o regulamento no site!!! Como faço pra ver o regulamento???

    ResponderExcluir
  24. Olá. Como faço para substituir uma foto?

    ResponderExcluir